segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Torta de espinafre com queijo!



Olá seus lindos!

Quinta é aniversário da mami e resolvi fazer o menu: inventei uma torta de espinafre com queijo! Daí bolei de tentar usar a base da massa da receita de ontem para fazer uma torta salgada, experimentando mesmo, e fazendo uma porçãozinha pequena pra testar! Obviamente tirei o açúcar da receita e mandei ver! Anotem!

Massa:

6 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de queijo ralado
farinha até fazer uma massa firme, porém úmida.

Recheio:

1 maço de espinafre
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 caixas de creme de leite
4 ovos
300g de queijo fatiado
100g de queijo parmesão ralado

A massa é o mesmo princípio da outra: junte a manteiga e o queijo, misture até ficarem uniformes e acrescente farinha de trigo aos poucos. Espalhe em uma assadeira e leve ao forno até escurecer um pouco - mas não muito, porque a massa ainda voltará ao forno depois! Esta é uma fase para "pré-assar"!

Para o recheio, refogue o espinafre no azeite até murchar. Depois, coloque o espinafre murcho no liquidificador com o restante dos ingredientes. Bata até formar uma mistura homogênea e verdinha! Retire a massa do forno, coloque o creme sobre ela e leve ao forno novamente, numa temperatura baixa. Quando o creme "inchar", está pronto e delicioso!!!



Aproveitem!!!

domingo, 28 de agosto de 2011

Torta doce!



Ontem estávamos no boteco bebendo pra caramba esperando o UFC começar, quando Larissa Seixas, uma LINDA, chegou com uma tupperware. Quando aberta, a aparição de um novo sentido pra vida: uma torta doce de massa "podre", amanteigada, e coberta com brigadeiro. Ficamos loucos. Foi febre. Foi amor logo de cara. E claro, precisei pedir a receita pra compartilhar!
Detalhe: A massa,por si só, já é um escândalo! Fica bem até pura!!!

Ingredientes para uma torta de 25cm de diâmetro:

Massa:
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de manteiga
Farinha de trigo até a massa ganhar "liga" - Cerca de 500g, mas coloque aos poucos!

Recheio:
Livre. Use brigadeiro, geléia, mousse de limão, cremes prontos... inove!


Muito simples! Misture a manteiga e o açúcar, e aos poucos acrescente a farinha. A massa fica firme, porém úmida. Espalhe-a numa forma de fundo removível e leve ao forno até que escureça um pouco. Fique monitorando, porque cada forno é um forno e no meu levou 1 hora e 10 min pra ficar no ponto. Espete com um garfo e espere um ponto nem mole, nem duro demais. Retire do forno e, ainda na fôrma, coloque o recheio sem ser unha de fome! Corte em pedaços ainda na fôrma também, porque a massa é bem quebradiça! E vá ser feliz!!!

Nessa, usei cobertura pronta simples Nestlé - aquelas latas de Moça Fiesta - e confeito colorido! E recomendo que os pedaços cortados sejam pequenos, porque a massa já é bem doce, pedaços grandes demais podem ser enjoativos!

Cheiros, cheiros!!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bruschetta!



Hello cheirosos!

Essa eu fiz há mais ou menos um mês, quando eu e meu namorado (que está engordando por minha culpa, hehehe) fomos à casa de um casal de amigos numa noite de sábado! Como a boa educação pede que não cheguemos de mãos abanando, resolvi fazer um mimo! Super rápido e fácil! Segue a receita!

1 pacote de molho pronto de tomate
1 xícara de chá de catchup
1 colher de sopa de açúcar
1 tomate cortado em cubinhos
200g de mussarela fatiadinha
2 baguetes cortadas em rodelas
orégano e temperinhos a gosto

Eu não gosto muito do molho pronto por si só. É melhor fazer o molho, mas como a idéia aqui é ser prática e ao mesmo tempo dona de casa, e como também estávamos com pressa, foi ele mesmo. Mas mesmo pronto, acho o gosto forte. Por isso, para o molho utilizei um truque que vovó me ensinou.

Coloque um fio de azeite numa panela, logo em seguida despeje o molho pronto. Deixe aferventar um pouco e, em seguida, coloque os tomates e o catchup. O próprio catchup já contém um pouco de açúcar, que faz quebrar a acidez do molho. Deixe ferver bastante, até os tomates amolecerem, e vá provando a acidez enquanto ferve. Quanto mais ácido você preferir, menos açúcar vai precisar colocar! Não gosto de nada muito ácido, por isso coloquei todo o açúcar pedido na receita. Regule a seu gosto, deixe ferver mais um pouco e apague o fogo.

Corte as baguetes em rodelas de mais ou menos 2cm, regue as rodelas com azeite e leve ao forno por cerca de 10 minutos, para que torrem um pouco. Quando saírem do forno, coloque bastante molho de tomate - com pedacinhos - e bastante queijo fatiado. Se quiser, cubra com orégano, tomilho, alecrim, etc... e mais cubos de tomate! Leve ao forno novamente até derreter o queijo e VÁ SER FELIZ!

Boa sorte!!!

Biscoitinhos de coco!



Esse eu realmente inventei e fiquei perguntando: será que vai dar certo? Aquela ansiedade de saber se a massa, ainda crua, estava boa, e se o forno não estava forte demais. Mas no fim deu tudo certo e segue a receita pra vocês, meus saborosos!!!

250g de polvilho doce
3 colheres de sopa de leite condensado
150g de coco ralado
1 ovo
150g de manteiga
2 colheres de sopa de leite de coco
1 xícara de chá de açúcar

Misture tudo em uma tigela até desgrudar da mão e ficar uniforme. A massa é um pouco úmida mesmo, não se assuste! Caso fique molhada demais, acrescente polvilho doce aos pouquinhos, até ficar no ponto desejado - o de fazer bolinhas! Recomendo que você passe manteiga nas mãos, para que não grude! Faça as bolinhas, achate-as, e leve-as a uma forma untada com manteiga. Leve ao forno pré-aquecido até começar a ficar coradinho e divirta-se!!! :)

Pizza de massa de pão de queijo!



Olá amores!

Hoje eu pretendo atualizar bastaaante aqui! Vamo ver se eu cumpro!
Essa delicia acima eu vi na Ana Maria Braga, copiei e ficou simplesmente sensacional! Receita abaixo!

1 caixinha (ou lata) de creme de leite
125 g de queijo parmesão ralado
125 g de queijo mussarela ralado
250 g de polvilho doce
sal a gosto

Misture os ingredientes acima numa tigela e, assim que virarem uma massa uniforme e que solte das mãos, coloque em uma frigideira quente. Deixe "dar liga", aí então acrescente as coberturas que desejar! Sugiro:

molho de tomate a gosto
mussarela ralada a gosto
tomates em rodelas
presunto
orégano a gosto

A massa, se assada em forminhas de empada pequenas e sem nenhuma cobertura, pode virar um pãozinho de queijo tipo mineiro também! Além de gostosa, é uma receita versátil! ;)

Boa sorte na tentativa!!!

Simples, fácil e muito, muito, muiiiito gostoso!!!

Beijocas!

domingo, 7 de agosto de 2011

Cremes!

Olá pessoas que me leem! Quanto tempo, né? Estou sumida porque a rotina voltou a pegar pesado, daí falta tempo [e disposição, confesso] pra fazer comidinhas e postá-las aqui.

Hoje resolvemos fazer algo muito simples e gostoso aqui em casa para o "jantar": Cremes de queijos (gorgonzola e brie) com baguete, uns camarões e geléia de framboesa. Foi bem rápido de fazer e ficou bem gostoso! É uma boa para receber amigos!



Confesso que os camarões eram dispensáveis, mas acabaram caindo bem. Caso vocês não queiram utilizá-lo, sem problemas!

Segue a receita!

Para o creme de gorgonzola:

1 lata de creme de leite
1/2 pote de requeijão cremoso
4 colheres de sopa de gorgonzola triturada

Para o creme de Brie:

1/2 lata de creme de leite
1/2 pote de requeijão cremoso
200g de queijo brie em cubos e sem a parte branca que reveste o queijo (deixa o gosto muito forte)

Em panelas separadas, basta misturar os ingredientes de cada tipo de creme em fogo baixo e sempre mexer até engrossar. Simples e rápido. Corte uma baguete grande em rodelas e seja feliz!

Caso você queira fazer os camarões:

400g de camarão limpo, descascado e médio
azeite de oliva a gosto
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
1 dente de alho

Deixe os camarões marinandon os ingredientes acima por cerca de 20 minutos, depois coloque-os numa frigideira quente com um pouco de azeite e deixe que peguem cor e encolham um pouco. É rápido mesmo! Sirva puro, ele acompanhando os cremes fica bem legal!

Sugiro alguma geléia acompanhando o creme de Brie. Pode ser a seu gosto, aqui em casa fizemos de framboesa! Este queijo, quando misturado com algo doce, é descomunalmente delicioso!

Beijos e recomendo!