quinta-feira, 21 de julho de 2011

Spaghetti de camarões ao vinho branco, requeijão e ervas (ui!!)


Olá amados!

Pois hoje eu estava dirigindo alegremente após o trabalho, quando minha irmã me ligou dizendo que vinha aqui pra casa e pediu alguma comidinha diferente. Como trata-se de uma raridade, ocasião quase celebrada, achei que eu podia fazer algo especial pra ela! Como o tempo de trânsito às 18 horas aqui em Salvador é longo o suficiente até para J.K. Rowling bolar todo um livro de Harry Potter, bolei uma receita que poderia ou não dar certo! Fui ao supermercado toda metida a gourmet, mas cheia de incertezas e morrendo de fome (não façam isso!), e saí de lá com 800g de camarão (estou numa fase "camarão"...), 4 potes de requeijão cremoso e 1 pacote de pão de mel. O pão de mel era pra comer no carro, favor não misturar nos camarões! :)

Cheguei em casa alegre e fui botar a epifania em prática! Querem anotar os ingredientes?

1 pacote de espaguete ou algum macarrão que você goste
250 ml de vinho branco
800g de camarão pré cozido, médio e descascado
4 potes de requeijão cremoso
2 colheres de chá de alecrim
sal a gosto
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de tempero pronto, ou, se você quiser cortar cebola e alho, fique a vontade.

Coloque os camarões numa vasilha com sal e pimenta do reino (pouquinho!) e deixe pegar gosto enquanto você cozinha o macarrão!

Para quem é adepto do miojo e não tem muita experiência com macarrão, basta colocar água, um pouco de sal e cerca de duas colheres de sopa de óleo numa panela. Espere ferver e coloque o macarrão, sempre mexendo para que ele não grude. Espere amolecer, mas não muito, depois retire do fogo e escorra!



Comece a fazer os camarões!
Coloque numa panela o azeite com o tempero pronto. Com cebola e alho talvez realmente ficasse mais saboroso, mas eu estava com preguiça, cansada e acabei usando tempero de potinho mesmo. Jogue então os camarões na panela, mexa um pouco e logo em seguida coloque o vinho branco e o alecrim. Deixe ferver por cerca de 10 minutos.



Os camarões vão reduzir bastante de tamanho, não se assuste! Por isso fiz com 800g! Após os 10 minutos, comece a colocar o requeijão cremoso e misturar devagar! Coloque 3 dos 4 potes e deixe ferver até o molho ficar cremosinho. Este é o momento de ir testando o sal! Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco!



Quando o molho estiver frio, acrescente o último pote de requeijão - vai ajudar a ficar mais cremoso! Misture o molho no macarrão que você já cozinhou e, se quiser, coloque numa travessa e leve ao forno. Preferi não fazer isso!



Agora, vá ser feliz... porque olha, quem provar esse macarrão vai ser imensamente feliz!

Minha irmã sendo imensamente feliz!

4 comentários:

  1. Simone, adorei a ideia e as receitas!! Já estou seguindo para ver se me empolgo na cozinha.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila!! Também tenho seu blog aqui nos favoritos do meu laptop e agora estou doooida procurando um blazer igual ao de um post que vc fez recentemente, hahahahaha! Que bom que você está por aqui, seja sempre bem-vinda e obrigada pela visita! :)
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Que metida a Gourmet que nada! Adorei. Meu fim de semana foi de gripe, mas teve conversas na cozinha! Beijoo

    ResponderExcluir
  4. Menina, ainda nem li sua receita, mas me identifiquei muito com o título do blog...
    Olhei os ingredientes que tenho aqui e pensei exatamente isso: "Será que dá certo?!". Então, antes de preparar, resolvi fazer uma busca no google, digitando "camarão vinho branco requeijão". E a segunda resposta que veio foi ainda mais específica, citando o tipo de macarrão que eu pretendia usar "Spaghetti de camarões ao vinho branco, requeijão e".
    :)

    ResponderExcluir