domingo, 24 de julho de 2011

Hamburguer caseiro



A pedidos.. hehehe!

Há uns meses atrás estávamos eu e meu namorado em casa num domingo, morrendo de fome, e pensávamos no que fazer pra comer (ou no que pedir no delivery...). Abrimos o freezer e achamos um pratinho de carne moída e uns queijos. Como há algum tempo queríamos experimentar fazer um hamburguer "à la Outback", nos arriscamos. E deu certo!
Segue a receita. Vai de cabeça, mas foi feita na hora de cabeça, então...

400g de carne moída
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de tempero pronto (ou cebola, alho e temperinhos a seu gosto)
1 colher de sopa de suco de limão
Sal a gosto

Misture tudo numa tigela, com a mão mesmo, até ficar homogêneo e bem firme, a ponto de você conseguir fazer os hamburgueres sem que eles "desmantelem". Se for preciso, acrescente farinha aos poucos. Monte os hamburgueres do tamanho que você desejar e coloque-os numa grelha quente, untada com um pouco de azeite.

Fique cuidando para que não desmonte com o calor, é normal que ele rache um pouco e saia um líquido, mas isso vai passar! Alterne os lados e, se ele estiver muito alto, cuide para grelhar também as laterais! Lembre-se que, por ele ser alto, o tempo de grelha vai ser bem maior, e que o fato de ele estar selado por fora não quer dizer que está cozido por dentro! Por isso, deixe grelhar bastante, com muito cuidado, até que ele fique firme, com cara e consistência de que está pronto. Depois, leve ao forno bem quente por cerca de 20 minutos, para que asse por completo!

Para acompanhar, use o que tiver em casa - alface, tomate, cebola, picles, pepino, etc etc etc. Não tínhamos pão de hambúrguer, daí passamos uma maionese numa fatia de pão de fôrma e mandamos ver! Colocamos também uma mistura de queijos fundidos por cima - juntamos mussarela, queio reino e queijo prato numa frigideira e misturamos com um fio de azeite e um pouco de alho frito. Depois de derretidos, ficaram desse jeito lindo aí de cima!

Sejam criativos, usem o que tiverem e parem de gastar 20 reais num hamburguer! ehehe!

Beijocas!!

3 comentários:

  1. Xuxu!!!
    Gostei do blog :)
    Mas uma ideia: não acha que seria uma boa falar do valor gasto em cada receita?
    Assim a gente pode comparar o preço dos mercados.
    Por que aqui em Curitiba, o camarão netuno que você comprou é quase 50 reais o pacote HAHA.

    ;**
    Boa sorte no fogão!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Nino!
    Gostei de sua idéia!! Mas não me lembro o preço de muita coisa, a carne mesmo eu não sei quanto custou porque esse hamburguer tem alguns meses! Mas adorei, tenha certeza de que quando eu lembrar/souber os preços, colocarei!! :)
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Tá bombando total hein? Deli deli! Mas essa não vai dar pra repetir. Se fizer Muuu, eu não como!
    Beijo, sua linda!

    ResponderExcluir